A cada 14,8 segundos,um consumidor brasileiro sofreu tentativa de fraude em 2012
Por Redação em 14.01.2013 18h59
O indicador de tentativas de fraudes da empresa atribui o aumento de casos à popularização da internet e das mídias sociais. Segundo a Serasa, é comum que os usuários forneçam seus dados pessoais em cadastros online sem verificar a segurança ou ideoneidade do site.
Com os dados, os golpistas costumam abrir contas bancárias no nome da vítima para ter acesso a cartões de crédito, empréstimos e talões de cheque. Os dados também são usados na compra de automóveis, em financiamentos eletrônicos e na compra de celulares, por exemplo.
Os setores de telefonia e serviços lideraram os registros de tentativa de fraude no ano passado. O primeiro teve 749.213 casos de tentativas de fraude no ano passado, ou 35% dos registros. Já o setor de serviços, que inclui empresas como agências de turismo, teve 746.318 registros, também 35% do total. Por outro lado, houve queda nas tentativas de fraude nos bancos (18% em 2012, 26% em 2011 e 28% em 2010).
A Serasa recomenda uma série de precauções ao usuário, como evitar o cadastro em sites que não sejam de confiança; limitar a publicação de dados em redes sociais (signo, modelo de carro, time que torce etc); e manter o antivírus sempre atualizado para evitar trojans. Também é recomendado que o usuário não forneça ou confirme informações pessoais pelo telefone e tenha cuidado com documentos pessoais como RG e CPF.
Disponível em : http://canaltech.com.br/noticia/seguranca/A-cada-148-segundosum-consumidor-brasileiro-sofreu-tentativa-de-fraude-em-2012/, acesso em 29/01/2013 por Odilon Euzébio.
Matéria completa: http://canaltech.com.br/noticia/seguranca/A-cada-148-segundosum-consumidor-brasileiro-sofreu-tentativa-de-fraude-em-2012/#ixzz2JNeqHXOt
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